Se o conector elétrico do corpo de borboletas for desligado com a chave de ignição ligada, a UCE toma as seguintes providências:

1) Para de controlar o acelerador eletrônico;

2) Gera os códigos de defeitos correspondentes;

3) Acende permanentemente a EPC (não apaga mesmo após religar o conector);

4) A marcha lenta se elevará de 850 RPM para 1400 RPM.
Procedimento para o “Ajuste Básico”:

1) O motor deverá estar na temperatura operacional.

2) Ligar a Ignição sem dar partida e aguardar durante 1 minuto.

3) Durante os primeiros 5 segundos, pode-se ouvir um “estalo” no corpo de borboletas, isso indica o inicio do ajuste.

4) Desligar a ignição após 1 minuto, pois o reconhecimento da posição mínima da borboleta (ajuste básico) já foi realizado. Nota: Esse Ajuste Básico deve ser efetuado toda vez que for desligada a bateria, a UCE ou após a realização da limpeza do corpo de borboletas motorizado. Caso após a realização do ajuste básico automático, a marcha lenta continue oscilando ou a lâmpada do sistema EPC permaneça acesa, efetue os seguintes ajustes via Scanner.

1) Apague os códigos de defeitos;

2) Faça o ajuste dos sensores de posição da borboleta (Ajuste Básico).

3) Proceda com a “Auto-Adaptação”, dos parâmetros da UCE como descrito a seguir.
Procedimento para a “Auto-Adaptação” do sistema:

1) Deixe a ignição ligada durante 30 minutos.

2) Desligue a ignição e retire a chave do contato.

3) Coloque a chave no contato e ligue a ignição durante 30 segundos.

4) Desligue a ignição e deixe-a desligada durante 1 minuto.

5) Dar na partida;

6) S a Adaptação foi efetuada com êxito o motor voltará para o seu funcionamento normal. Nota: Essa adaptação se faz necessária toda vez que houver: • Marcha lenta oscilando; • Muito elevada; • Motor apresenta falhas na retomada.
Lâmpada do Sistema EPC permanece acesa:

1) Examine se as 2 lâmpadas de freio estão funcionando, pois estando queimadas acenderá a luz de aviso EPC e surgirá o código de defeito “16955”. Isso acontece porque a UCE detecta circuito aberto no pino 56, através do interruptor do pedal do freio; Nota: Para a solução desse defeito troque as lâmpadas e apague o código de defeito com o uso do Scanner.
Luz do sistema EPC acesa e oscilação na marcha lenta:

1) Examine a estanqueidade da válvula do cânister, pois a mesma estando aberta fará com que a relação da mistura ar/combustível seja modificada;

2) Examine se não há contaminação de “Borra de óleo” no corpo de borboletas.
Como apagar a luz do "EPC" e efetuar o Ajuste Básico:

1) Dar a partida (sem por o motor a funcionar) durante 24 vezes;

2) Na 25ª vez ligar o motor e deixá-lo funcionar em marcha lenta durante 2 minutos;

3) Aguarde 2 minutos para que a UCE execute o ajuste básico;

4) Após esse período, o sistema readaptado. Nota: Caso a lâmpada EPC não apagar, repita todo o processo. Na 25ª intervenção, quando o motor entrar em funcionamento, desligue-o e aguarde 20 segundos para o sistema aceitar o procedimento aplicado. Se após todo este procedimento a lâmpada EPC continuar acesa é preciso consultar com o uso do Scanner os códigos de falhas gravados na memória da UCE.

REDE / OFICINAS

Posso Ajudar?


Lique ou fale conosco pelo WhatsApp
(11) 2097-8440 / (11) 95555-5606